quarta-feira, 23 de junho de 2010

Brasões das famílias Franca, França, Franco e Francisco



 Os sobrenomes Francisco, Franco, França e Franca, têm consigo praticamente a mesma origem, o povo franco.Os francos era uma das tribos germânicas que invadiram o império romano e fundaram um reino onde, grande parte, hoje fica a França, na língua franca a palavra franco era sinônimo de “livre”. Durante a idade media era costume chamar toda a pessoa que era originaria destas terras de Franco ou Francisco, já que Francisco significa filho do franco ou aquele que nasceu na terra franca, em um sentido mais amplo homem livre ou filho da liberdade, esse costume passou a ser adotado em toda a Europa, e em toda ela o nome Francisco é bem popular, com a morte do imperador franco Luís o Pio, o reino franco foi dividido em três e um deles formou a França moderna, o próprio nome França significa ‘terra dos francos’, com isso os antigos imigrantes originários da França adotaram o nome de seu país de origem como sobrenome.
Quanto ao sobrenome Francisco, ele recebeu um grande impulso por causa de quatro santos católicos com o mesmo nome e populares nos paises latinos europeus, principalmente São Frâncico de Assis, por isso temos uma família Francisco ,da Itália, da Espanha e de Portugal. Devotos destes santos, entre eles os nascidos no dias em que eram celebrados os Santos chamados Francisco, assumiram para si este nome como sobrenome. Ao sobrenome Franca podemos considerá-lo uma variação do nome Franco ou França. Abaixo o brasão da família Franca do armorial português, acima o brasão da família Francisco do armorial espanhol e ao lado o da familia França do armorial portugues, e abaixo, tambem,os brasões da família Franco, em um deles, vemos no chefe do escudo, parte superior do escudo, a cruz de São Jorge, com o timbre de um cavalo de prata, talvez uma analogia ao cavalheirismo e a nobreza de atos, brasões originários do armorial portugues.

colaboração Leeuw

Sobre a Autora:
Beth Afonso Bete Affonso:Sou amante da natureza... da vida... de bons livros... de bons filmes. sou apaixonada por minha bela família... sou arteterapeuta junguiana de profissão e paixão... Amo o trabalho genealógico... È sem dúvidas a oportunidade de ligação dos elos familiares, afinal, uma família com seus antepassados e posteridade são mais que mil, são um!!!.

6 comentários:

  1. na minha família tem França, obrigada...muito bom o post

    ResponderExcluir
  2. podiam por o brasao da familia franca?

    ResponderExcluir
  3. Adorei o Post... meu sobrenome é Francisco (Espanha), sempre achei estranho por tratar-se nome pra muitos, mas agora tenho um pouco mais de conhecimento graças a você. Beijos

    ResponderExcluir
  4. meu nome e roseli franco fiquei muito feliz em saber a origem do franco do meu nome

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, é sempre bom aprender mais de si mesmo.

    ass. Lucas Moraes França

    ResponderExcluir

 

GENEALOGIA UNINDO LAÇOS DE AMOR Copyright © 2010 Designed by Cris Duarte Cantinho do Blog